lunes, 21 de mayo de 2012

Coletivo Âmbar no Teatro Joaquim Cardozo


O Coletivo Âmbar de Teatro surgiu da inquietação de experimentar, produzir e desenvolver o exercício do fazer teatral, buscando novas possibilidades de investigação na cena contemporânea. Fundado por um grupo de alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, composto por: Adilson Di Carvalho (Ator/Bailarino), Diego Albuck, (Ator/Dramaturgo) Isabella Karla (Atriz/Produtora/Jornalista) e Willams Costa (Ator/Diretor), onde se tinha a finalidade de fazer com que as pesquisas trabalhadas tornem-se frutos para novas criações; transitando entre as diversas linguagens artísticas e fazendo delas objetos de estudos para composição cênica. Na formação atual, é composta por: Willams Costa, Adilson di Carvalho, Júnior Foster e João Guilherme de Paula. Um núcleo de quatro integrantes podendo ser realizado trabalhos com convidados.


O espetáculo O VARAL DE CASA surgiu à partir de um trabalho prático da disciplina do curso de Teatro da UFPE, História Mundial do Teatro ministrada pelo professor Paulo Michelotto. O espetáculo é fruto de uma cena que passou por um processo de estudo e pesquisa, onde foi trabalhada assim, uma nova dramaturgia dando ênfase na construção de uma narrativa onde os personagens ganham mais estruturas em seus diálogos, além de uma composição física e psicológica. A importância desse espetáculo vem de encontro com a satisfação de fazer com que o primeiro trabalho realizado pelo coletivo, possa fazer com que o grupo cresça e se afirme como um novo núcleo de experimentos teatrais no panorama artístico da cidade.

A montagem do texto O VARAL DE CASA apresenta as figuras de duas mulheres aparentemente sem vidas e um homem marcado pelo tempo e pelas lembranças de seus momentos conturbados entre suas relações familiares. Expõe de uma forma um tanto deformada, uma realidade em que as lembranças do passado foram trazidas à tona em busca de uma solução para os problemas por eles vividos. A ação se dá através de um jogo perigoso, onde a filha do casal que sofreu traumas durante sua infância, estimula a mãe a embarcar em seu plano que almeja uma cruel vingança contra o seu próprio pai. Nesta “brincadeira” todos os personagens são participantes de uma roleta russa que tem por objetivo deixar que o destino decida tudo...



Sextas e Sábados de maio e junho, às 20h30min.
Teatro Joaquim Cardozo.


Realização: Coletivo Âmbar de Teatro
Autor: Emerson Deyvison
Direção: Willams Costa
Elenco: Adilson Di Carvalho
João Guilherme de Paula
Júnior Foster
Concepção de figurino e maquiagem: Adilson Di Carvalho
Concepção de sonoplastia: Márcio Andrade
Execução de sonoplastia: Anderson Damião
Concepção de Iluminação: Cleison Ramos
 Execução de iluminação: Carol Corrêia
Cenário: Willams Costa
Projeto Gráfico: Diego Ramos
Produção Executiva: Coletivo Âmbar de Teatro

João Guilherme de Paula
         (81) 9502-2244

No hay comentarios:

Publicar un comentario